Idioma

Partilhar

SÃO PEDRO



Após a leitura, faça uma visita na Basílica São Pedro no link abaixo:
http://www.vatican.va/various/basiliche/san_pietro/vr_tour/index-it.html

Aqueles que entram na Basílica de São Pedro está impressionado com o tamanho do edifício: o piso de mármore cobre uma área de dois hectares e 200 metros, a nave é metros centottantasei centímetros de comprimento e 36 (a catedral de Paris é 130 pés de comprimento e a Catedral, em Nova Iorque, e apenas 101 pés de comprimento!), copa do bronze de Bernini é cem pés de altura (como um prédio de dez andares!), e as pedras usadas para a construção da Basílica são incalculáveis.

Mas ... na verdade, na Basílica de São Pedro, há somente um "rock", e de fato há uma pessoa a quem Jesus deu o nome de "pedra". Em torno desta "pessoa-pedra" nasceu da Basílica e esta "pessoa-pedra" é a atenção direta e devoção de quem entra no Templo.

Mas quem é Peter? Porque a sua pessoa é tão importante? Nós respondemos a história dos Evangelhos. O evangelista João relata que quando Jesus se encontrou Simão, o pescador, pela primeira vez, disse uma vez: "Você vai ser chamado Kefas (= pedra, rocha, e depois tornou-se o nome de" Peter ")" (Jo 1, 42).

Simon certamente não poderia imediatamente compreender o significado da mudança de nome, mas Jesus tinha um projeto específico. E um dia, enquanto ele estava com os apóstolos perto das cabeceiras do rio Jordão, em resposta à boa confissão de Simão, Jesus disse: "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela " (Mateus 16:18).

A intenção de Jesus é clara: Ele quer que Sua Igreja para ter um ponto de referência que garante a unidade dos discípulos, apesar dos efeitos desagregadores do orgulho humano. E este ponto de referência, esta rocha sobre a qual Jesus está empenhada em construir a Sua Igreja é Peter.

Na hora da paixão - os Evangelhos dizem claramente que - Peter teve um momento de fraqueza e caiu no abismo da negação. Mas Pedro teve a humildade de chorar e pedir perdão, e Jesus estava feliz em perdoá-lo!

Não só. Jesus confirmou Pedro, no papel que ele tinha em mente para eles.

De fato, depois da ressurreição, nas margens do lago da Galiléia, Jesus disse a Pedro três vezes: "Apascenta os meus cordeiros" (Jo 21:15),"Apascenta as minhas ovelhas" (Jo 21:16), "Feed as minhas ovelhas " (Jo 21:17). Ele acrescentou: "Em verdade, em verdade, vos digo que quando era mais jovem que você vestiu-se e foi onde você queria, mas quando você fica mais velho trecho, as tuas mãos e outro te cingirá e te levará para onde você não quer " . (Jo 21:18) O evangelista João diz: "Isto ele disse, significando com que morte havia de glorificar a Deus" (Jo 21:19).

As palavras proféticas de Jesus foram cumpridas em Roma, a colina do Vaticano, durante a perseguição de Nero nos anos 64-67 AD. Aqui, no monte Vaticano, Peter tem derramado o sangue de sua lealdade a Jesus aqui na Colina do Vaticano, Pedro morreu crucificado, como seu Mestre, aqui, na colina do Vaticano, não muito longe do Circo de Nero, Pedro foi enterrado e, no lugar de seu sepultamento, agora está o altar papal, cercado por grande Basílica, aqui, finalmente, Peter, junto com o sangue que tem o solo encharcado de Roma, deixou o legado de sua missão na Igreja. E, de fato, o Bispo de Roma é o sucessor de Pedro e do Presidente do Bispo de Roma foi uma vez chamado de "Cátedra de Pedro."

Abercius, Bispo de Hierapolis na Frígia (agora Turquia), no final do século II escreveu: "Ele (= Jesus) me enviou a Roma para cobrir o palácio, para ver a rainha do manto e sandálias de ouro." Por que Abercius chamada de "Rainha", a Igreja de Roma? Evidentemente, porque continua a missão de Pedro, que, por vontade de Jesus, devem se alimentar e manter unidades de rebanho inteiro.

Sempre no final do segundo século, Santo Irineu, bispo de Lyon, escreve: "Com esta Igreja (a Igreja de Roma =), para sua maior autoridade para concordar com todas as igrejas, os fiéis que vêm de todos os lados"(Adversus Haereres, Livro III). Por que cada Igreja deve concordar com a Igreja de Roma? Há apenas uma explicação possível: a Igreja de Roma é a Igreja de Pedro, que é a Igreja continua a missão de Pedro.

A visita à Basílica de São Pedro ajudar cada peregrino para ouvir a voz poderosa do sangue de Pedro, que, superar todo o medo, aqui, no Circo de Nero, disse a Jesus pelo poder do martírio: "Senhor, Tu sabes tudo Você você sabe que eu te amo " (Jo 21:17). Hoje somos chamados a repetir as belas palavras de Peter com a lealdade de nossas vidas com o Evangelho de Jesus.

Deseja imprimir o artigo?
Print Friendly and PDF





Noticias - Bento XVI

Eventos